sábado, 18 de junho de 2016

O que significa "Não vos priveis um ao outro"?



A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 1 Coríntios 7:4,5

Não tem poder sobre o seu próprio corpo
Muitos tem utilizado dos versículos acima para obrigar, ou até mesmo chantagear o seu cônjuge em seus deveres sexuais, mas fica um alerta, quando alguém utiliza da Palavra de Deus para seu próprio proveito e mais do que isso para alimentar os desejos da carne, pode ter certeza que tem algo errado.

Então o que significa que o marido tem poder sobre o corpo da mulher e vice-versa?

Paulo mesmo já havia falado sobre a questão do corpo no capítulo anterior:
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 1 Coríntios 6:15,16
Paulo não está dando aval para que os cristãos de Corinto utilize o corpo de seu cônjuge como um objeto para satisfação pessoal, ele está dizendo que o único que pode usufruir daquele corpo é o cônjuge, dessa forma não se deve em nenhuma das possibilidades incluírem uma terceira pessoa, seja em pensamento, em literaturas, TV, etc…

Não vos priveis um ao outro

Paulo deu diversas orientações para a igreja de Corinto, muitas vezes bem particulares, é o caso do uso do véu, das mulheres estarem caladas, e também de não ocorrer privação entre os cônjuges dentro do casamento, mas por que foi falado especificamente para a igreja de Corinto?

A cidade de Corinto era conhecida amplamente por sua imoralidade sexual, foi nessa igreja que Paulo ordenou que a igreja entregasse certo homem a Satanás por manter relações sexuais com a mãe ou madrasta.

Segundo o teólogo Dr. Bob Utley este trecho é um IMPERATIVO ATIVO PRESENTE com uma PARTÍCULA NEGATIVA, o que normalmente implica “parar um ato em processo.” Este problema estava relacionado com o ascetismo na igreja de Corinto.

Por causa do forte desvio de conduta sexual na cidade e talvez na igreja de Corinto, é provável que estava ocorrendo uma abstinência sexual extremamente prolongada entre os cônjuges. Por esse motivo Paulo reafirma em seguida: “senão por consentimento mútuo por algum tempo”.

Segundo o teólogo é possível que muitos estavam utilizando o sexo como uma ferramenta de controle sobre o parceiro, dando espaço para a tentação de Satanás, “para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”.

Senão por consentimento mútuo por algum tempo


Paulo expressa um modelo igualitário, se a abstinência sexual ocorria por consentimento mútuo, devemos entender que a prática também necessita do mesmo consentimento mútuo.

Para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência
Infelizmente o relacionamento é utilizado muitas vezes como uma arma para prejudicar o companheiro(a), as vezes por vingança, por um desejo não realizado, ou até mesmo por frustrações pessoais, Satanás sabe disso e ataca justamente essa área pois sabe que é uma das mais sensíveis.

Conclusão

Realizando uma análise minuciosa do contexto, é fácil compreender que a igreja possuía problemas com a sexualidade, isso ocorre em grandes proporções nos dias de hoje.

Grande parte dos relacionamentos dentro das igrejas estão fracassando, e geralmente isso ocorre por que Cristo deixou de ser um prazer verdadeiro para o casal, então procuram alimentar a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. Lucas 4:4 vv
 
FONTE:
https://bibliacomentada.com.br/index.php/o-que-significa-nao-vos-priveis-um-ao-outro/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário