sábado, 12 de março de 2011

A ARTE DA BOA COMUNICAÇÃO

  
 
Inúmeros estudos comprovam que a boa comunicação é essencial para o desenvolvimento de um relacionamento saudável e maduro. A boa comunicação no casamento deveria ser algo fácil, já que falamos a mesma linguagem e estamos praticamente comunicando desde o berço. Então qual o problema? A verdade é que a boa comunicação é uma arte que precisa ser aprendida e desenvolvida, pois não se trata simplesmente da capacidade de articular palavras ou de um boa gramática. A comunicação no casamento é diferenciada de qualquer outro contexto, devido a intimidade e vulnerabilidade do relacionamento matrimonial. Não podemos deixar a qualidade da nossa comunicação ao acaso, é preciso um investimentos consciente no aprimoramento desta tão importante arte. 
O famoso psicólogo H. Norman Wright no Seu livro, “Comunicação: A Chave para o Casamento”, faz as seguintes sugestões para melhorar a comunicação:
Crie um contexto seguro para comunicação – O relacionamento matrimonial deve ser um lugar onde ambos os cônjuges tem a liberdade e a segurança de poder se expressar. “Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros” (Provérbios 10.32).
Busque compreender antes de ser compreendido – Quando ambos estão primeiramente tentando ser compreendidos, os resultados serão decepção e frustração. “Aquele que é o primeiro a fazer a sua defesa parece ter razão, mas só até que a outra pessoa comece a lhe fazer perguntas” (Provérbios 18.17).
Não assuma que você já sabe, pergunte! – Suposições são extremamente destrutivas para um casamento, especialmente quando assumimos o pior. Pergunte antes de fazer uma suposição. “Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha” (Provérbios 18.13).
Ouça e não interrompa – Primeiramente é preciso ouvir o que a pessoa esta dizendo antes de oferecer uma resposta. Quem fica constantemente interrompendo a pessoa que esta falando, não irá realmente entender o que está sendo dito. “Há mais esperança para um tolo do que para uma pessoa que fala sem pensar” (Provérbios 29.20).
Não fale de mais, vá direto ao ponto – Quem muito fala, acaba destruindo a própria chance de comunicar a sua mensagem de forma eficaz. Pense, analise, resuma e então comunique. “Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo” (Provérbios 13.3)
Discorde, mas respeite – Um bom casamento não depende dos cônjuges sempre concordarem, mas sim da habilidade de mostrarem respeito ao discordar. Sempre mostre respeito. “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva” (Provérbios 15.1).
Comunique no presente e não no passado – O casamento nunca progredirá se a comunicação sempre ser sobre coisas passadas. Lide com um problema de cada vez, e especialmente não inunde a conversar com assuntos do passado. “Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!” (Provérbios 15.23).
Ore pelo seu cônjuge – É difícil maltratar, desrespeitar e irritar alguém pelo qual você está constantemente orando. Peça a ajuda de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário