Veja abaixo o que a Bíblia fala sobre criação de filhos:
Filhos são dádivas de Deus!
“Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu a luz Caim”. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem” Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu a luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: “Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou”. Gênesis (4:1,25).
“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá”. Salmos (127:3).
“Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram o Senhor; então voltaram para casa, em Rama. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu á luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: Eu o pedi ao Senhor”. 1 Samuel (1:19-20).
Filhos são bençãos! E não maldição!
“Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos”.Provérbios (17:6).
“Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascido da juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” Salmos (127:4-5).
Pai assuma a autoridade que Deus lhe deu, não seja omisso.
“Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu”. Gênesis (18:19).
Quer cobrar? Dê exemplo. Nunca diga, Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço.
“Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você”. 2 Timóteo (1:5).
Dê instrução!
“Instrua a criança segundo os seus objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar do s anos não se desviará deles”. Provérbios (22:6).
Corrija seus filhos!
“Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo”.Provérbios (13:24).
“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela”.Provérbios (22:15).
“A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer a sua alma”.”. Provérbios (29:15-17).
A correção não deve ser injusta, tem que ser com “amor” e “sabedoria”
“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”. Efésios (6:4).
“Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem”. Colossenses (3:21).
Deus não se agrada da negligência dos Pais
“Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam junto a entrada da Tenda do encontro”. 1 Samuel (2:22).
Os pais são responsáveis pela sua própria negligência.
“Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu. Por isso jurei á família de Eli: jamais se fará propiação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta”. 1 Samuel (3:13-14).
O que os pais semearem certamente haverão de colher
“O mensageiro respondeu: Israel fugiu dos filisteus, e houve uma grande matança entre soldados. Também os seus filhos, Hofhi e Finéias, estão mortos, e a arca de Deus foi tomada”. Samuel (4:17).
O Cuidado que os Pais devem ter com seus filhos
“O rei ordenou a Joabe, a Abisai e a Itai: Por amor a mim, tratem bem o jovem Absalão! E todo o exército ouviu quando o rei deu essa ordem sobre Absalão a cada um dos comandantes”. 2 Samuel (18:5).
Pais o amor está acima de tudo! Independente das circunstâncias. “Amor”, “carinho”, “paciência”, “compreensão” e “respeito”. Seus filhos agradecerão.
“Venham, meus filhos ouçam-me; eu lhes ensinei o temor do Senhor”. Salmos (34:11).
“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para tua cabeça e um adorno para o seu pescoço”. Provérbios (1:8-9).
“Ele me ensinava e me dizia apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida”. Provérbios (4:4).
“Meu filho, escute o que te digo; preste atenção ás minhas palavras, nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do teu coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser”. Provérbios (4:20-22).
Cláudio Óliver
http://adpalmafrancacasais.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário