sexta-feira, 18 de abril de 2014

MULHERES: FREIO NA LÍNGUA!


As reclamações que mais ouço das esposas são: "Ele não me ajuda em nada!", "É um egoísta, só faz as coisas pra si mesmo!", "Quando peço alguma coisa, leva uma eternidade pra fazer. Isso quando faz!", "Vive sumindo e desligando o celular. Fica mais com os amigos do que comigo!", "Me sinto como se fosse a mãe dele e não a esposa", "Prefiro que ele nem fique muito em casa, faz mais bagunça do que as crianças", "Vive saindo sem dar satisfação", "Nunca tem tempo pra mim", "Só tem olhos para o computador, para o futebol", etc, etc e etc. Vou parar por aqui porque a lista é grande! Hoje a bronca não é para os maridos, mas sim para as esposas. Reconheço que muitos homens dão trabalho, são egoístas e imaturos, mas acredito que as mulheres tem grande parcela de culpa nisso. Nós temos uma mania muito ruim: falar demais! E esseinstinto natural deve ser dominado da mesma forma que um homem domina seus instintos sexuais. Talvez você não perceba, mas suas atitudes e palavras podem estar afastando seu marido de você.

Quer um exemplo? Seu marido chega em casa, cansado do serviço, com fome, abre a porta e a primeira coisa que vê é uma cara feia ou quem sabe alguma reclamação: "Você desligou o celular de novo?", "Isso são horas de chegar?", "A comida tá na geladeira, se quiser esquenta", "Não tem nada pra comer, se tiver com fome se vira!", "Porque não retornou minha ligação? Aonde você estava?" "Você não colocou a roupa na máquina de novo?" e etc.

Que marido vai querer voltar pra casa? Quem fica feliz e realizado com uma esposa chata e briguenta? Outra coisa que vejo bastante, é o modo como pedimos as coisas. Vejam a diferença entre: "Dá logo banho nessas crianças porque eu estou cansada!" e "Amor, será que você poderia dar banho nas crianças enquanto eu apronto o jantar?". Outro exemplo: "Pega logo essa toalha na cama! Quantas vezes vou ter que pedir?" e "Querido, você poderia tirar a toalha molhada da cama por favor? Ela pode embolorar".

As vezes é tão comum falarmos desta maneira, que nossos ouvidos se acostumam. E isso não é um bom sinal! Comece a prestar mais atenção enquanto fala e acredite em mim, um dia o cara cansa! E quando ele estiver de saco cheio, pode ter certeza de que não faltarão mulheres sensíveis, amigas, atraentes e dispostas a consolá-lo. Se ele não for um homem maduro e temente Deus, uma hora ou outra acaba cedendo, afinal, qualquer ser humano normal prefere estar ao lado de alguém que faz bem e não mal.

Outra coisa ruim são as críticas. Se ele lavou a louça, critica porque demorou muito. Se ele guardou as roupas, critica porque guardou errado. Se arrumou a cama, critica porque deixou o travesseiro torto. Se fez a feira, critica porque não escolheu bem as verduras... Que homem aguenta tanto tempo uma mulher assim? Ao contrário disso, porque não dizer junto com um beijo e um abraço: "Amor, obrigada por ter lavado a louça. Eu estava realmente cansada e isso mostra o quanto se importa comigo. Te amo!". Parece cena de filme? Surreal? Pois eu digo que não! Já errei muito, aprendi a lição e hoje, meu marido e eu vivemos assim.

É claro que algumas vezes discutimos ou discordamos em alguma coisa, mas aprendemos que existe a hora e a maneira certa de falar. O nome disso é: RESPEITO! Um casamento sem respeito caminha para a destruição. Seu marido é um homem que deve ser honrado e respeitado e você uma mulher que precisa ser amada e cuidada. Os dois lados devem funcionar bem. Se você acha que não existe mais respeito entre vocês e que o amor acabou, acredite, não é o fim! Sempre existe esperança para os que estão dispostos a recomeçar!

Sei que as vezes estamos cansadas, frustradas e desanimadas com toda a situação. Não estou dizendo que devemos nos calar, mas sim que precisamos aprender a falar. Como diz a Bíblia: "Irai-vos, mas não pequeis". Ou seja, não há nada de errado em ficar bravo, irado, indignado e etc. O problema está em como reagimos a este sentimento. Expor o que você está sentindo a seu marido é uma coisa, agora, atacar, apontar o dedo e ofender é outra bem diferente.

Outro dia aconteceu algo engraçado com meus filhos, que exemplifica bem este assunto. De vez em quando, meus dois pequenos encrencam por causa dos brinquedos e nos momentos de tensão, a mais velha costuma gritar com o irmão. Eu conversei com ela e disse: "Filha, não tem problema sentir raiva do seu irmão, da mamãe ou do papai. O problema está em como você reage. Não pode sair por aí gritando com as pessoas." Um tempo depois, o irmão mexeu nas coisas dela e a resposta foi - num tom muito brando: "Irmãozinho, a irmã está com tanta raiva de você, sabia?". Ela entendeu o recado!

E não posso esquecer da murmuração. Já viu aquela mulher que vê defeito em tudo e em todos? O marido chega e ela tem uma lista de reclamações a fazer: a sogra que falou um pouco mais alto, a cunhada que não fez o que prometeu, a vizinha que passou a tarde ouvindo música alta, a melhor amiga que não ligou, o zelador que olhou feio, etc e etc. Parece que o universo conspira contra ela! A sua vida consiste em ver defeito no que as outras pessoas fazem ou deixam de fazer, contaminando assim o ouvido do seu esposo. Para isto, cito Lucas 6:45: "...a boca fala do que está cheio o coração"! Esposas, examinemos nossos corações e que dos nossos lábios saiam apenas palavras que edificam!


E pra finalizar, deixo alguns provérbios de Salomão, um rei que ficou conhecido por sua grande sabedoria. São textos tão antigos e ao mesmo tempo tão atuais! Vejam:
"Melhor é viver no deserto do que viver com uma mulher briguenta e amargurada" Pv 21:19

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos derruba a sua"
Pv 14:1

"A esposa briguenta é como um gotejar constante num dia chuvoso"
Pv 27:15 
"A mulher bondosa conquista o respeito" Pv 11:16

"Uma esposa exemplar, feliz quem a encontrar. É muito mais valiosa que os rubis"
Pv 31:10

"Melhor é viver num canto sob o telhado do que viver com uma mulher briguenta"
Pv 21:9

"A mulher exemplar é a coroa de seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos" Pv 12:4
Mulheres e esposas, vamos buscar em Deus sabedoria, paciência, mansidão, bondade, sensatez, domínio próprio e freio na língua. Quer que seu marido mude? A mudança deve começar em você!
FONTE:
http://salvemeucasamento.blogspot.com.br/2012/01/as-reclamacoes-que-mais-ouco-das.html 

Um comentário:

  1. Falou tudo! Me vi ali em alguns pontos, mais vou me corrigir de agora em diante, ter mais calma e falar menos, e ouvir mais. Obrigada!!! Lindo poste.

    ResponderExcluir