sábado, 16 de julho de 2016

INTIMIDADE CONJUGAL



Intimidade Conjugal - O que é realmente?
A "intimidade conjugal" é uma frase usada com frequência na cultura de hoje para educadamente referir-se ao ato sexual. No entanto, se você for a um seminário para casais, talvez escute essa frase sendo usada para descrever um contexto muito mais amplo do relacionamento entre um marido e sua esposa.

A ideia de intimidade implica uma conexão entre duas pessoas, neste caso entre dois cônjuges. O escritor do livro de Eclesiastes fala de dois indivíduos que esquentam um ao outro por deitar-se juntos (Eclesiastes 4:9). A mesma passagem fornece uma imagem visual de um cordão de três dobras para simbolizar a ligação íntima que existe em um casamento fortalecido por Deus. A partir destes versículos bíblicos podemos compreender que, embora a intimidade conjugal seja certamente uma conexão física, é muito mais do que isso. O Apóstolo Paulo escreve em Efésios 5:31 sobre uma misteriosa união de um homem que, ao unir-se com sua esposa, torna-se uma só carne com ela. Ao estudarmos o significado da intimidade conjugal, podemos chegar a compreender o potencial de uma conexão profunda e gratificante entre um marido e uma esposa que engloba quatro áreas: emocional, mental/social, espiritual e física. 


Intimidade Conjugal - Como podemos experimentá-la?
Se intimidade conjugal for realmente uma conexão profunda e gratificante que possa existir entre um marido e mulher, quem não quer isso? Entretanto, como podemos experimentá-la? A intimidade conjugal é alcançada quando o marido e mulher buscam se amar sacrificialmente ao aprenderem a atender às necessidades um do outro dentro do casamento. Vários bons livros têm sido escritos sobre como entender as diferenças entre homens e mulheres e como começar a atender às necessidades um do outro no casamento. Naturalmente, não se deve esperar que um cônjuge seja capaz de atender a todas as necessidades do outro. No entanto, cada casal é composto de duas grandes peças de quebra-cabeça que, quando se encaixam, criam uma imagem panorâmica do que a intimidade conjugal realmente se trata.

A intimidade conjugal é alcançada em toda a sua plenitude quando cada cônjuge aprende a compartilhar e se conectar com o outro em quatro áreas: emocional, mental, espiritual e física. Porque Deus, o Criador da humanidade, criou cada homem e mulher de uma forma especial, a maneira em que estes quatro aspectos da intimidade são experimentados é um pouco diferente para cada cônjuge.

As mulheres geralmente buscam a satisfação da conexão emocional e desejam saber que os sentimentos são valorizados e compartilhados em um relacionamento íntimo. Elas também gostam de comunicar proximidade através de formas mentais de intimidade e de "se sentirem conectadas" através de uma troca mútua de pensamentos. Isto permite-lhes entrar no mundo diário onde seus maridos vivem e pensam.

Os homens, no entanto, foram feitos de forma diferente e têm a tendência de experimentar os maiores níveis de intimidade através do companheirismo, de atividades e de formas de intimidade física, tais como relações sexuais. Embora as necessidades de intimidade das mulheres possam ser descritas como "ser", as mesmas necessidades em homens podem ser mais bem conceituadas como "fazer". 


Intimidade Conjugal - Onde Deus se encaixa?

Uma mulher experimenta a conexão íntima mais profunda com seu esposo através da validação emocional e troca mental. Um homem alcança a mesma sensação de intimidade através do envolvimento com sua esposa em comportamentos que aumentem a proximidade. A intimidade física é uma parte significativa de alcançar essa proximidade. O marido e sua esposa podem estar intimamente envolvidos em cuidar das necessidades emocionais, mentais e físicas um do outro.

Entretanto, o que dizer do aspecto espiritual da intimidade conjugal? Onde Deus se encaixa? Ele espera ser convidado para ser a terceira dobra de que fala Eclesiastes capítulo 4. Deus se revela nos primeiros capítulos de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, como o Criador do universo e da humanidade. Aqui, vemos que Deus criou os seres humanos à Sua imagem. Isso significa que homens e mulheres são pessoas com almas. Em outras palavras, temos um espírito humano que foi feito para se conectar com o Espírito do Deus vivo. Deus também deseja que unamos nossos espíritos dentro da aliança do casamento.

Como podemos alcançar a intimidade espiritual? Devemos primeiro reconhecer Deus como Aquele que nos criou e projetou uma vida espiritual para nós. Quando tivermos entrado em um relacionamento pessoal com Ele, então estamos prontos para compartilhar nossa jornada espiritual com o nosso cônjuge à medida que buscamos tudo o que Deus tem para nós dentro da linda aliança do santo matrimônio. 
FONTE:
http://www.allaboutgod.com/portuguese/intimidade-conjugal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário