por: Patrícia Freitas
Um dicionário define comunicação como “compartilhar ou trocar pensamentos, opiniões ou informações por meio da fala, da escrita ou de sinais”.
Homens e mulheres freqüentemente têm maneiras de comunicação diferentes. A maioria das mulheres se sente à vontade para falar sobre sentimentos, ao passo que os homens em geral parecem preferir falar sobre fatos. As mulheres estão mais inclinadas a mostrar empatia e a dar apoio moral, ao passo que os homens tendem a procurar e oferecer soluções.
Mesmo quando ambos são altamente compatíveis, não há dois cônjuges que compartilhem exatamente o mesmo ponto de vista. . . . A comunicação inclui o esforço de combinar [as] diferenças na relação de uma só carne. Isto exige que se tome tempo para conversar
Obstáculos à comunicação
Um dos obstáculos à comunicação pode ser o medo da reação do outro a certa informação ou desejo quando este é expresso.
Um outro obstáculo pode ser o ressentimento. Os parceiros num bom casamento não se entregam persistentemente à ira, às discussões nem guardam mágoas.
Tratar o outro friamente também pode ser outro obstáculo. Isto pode envolver expressões mal-humoradas, suspiros profundos, ações mecânicas e recusar-se a conversar. Falar sobre seus sentimentos de uma maneira franca e amigável contribui muito mais para melhorar o casamento do que permanecer calado e carrancudo.
Não ser bom ouvinte ou não ligar quando o outro fala é um outro obstáculo. Podem surgir discussões por causa de mal-entendidos sobre coisas que um cônjuge pensa que estavam bem claras, mas que o outro insiste que é a primeira vez que ouve falar no assunto.
Fatores importantes
É muito importante dedicar tempo à comunicação. Mas assim como há uma hora certa para falar, há uma hora para ficar quieto. O sábio provérbio bíblico diz: “Para tudo há um tempo determinado, . . . tempo para ficar quieto e tempo para falar”.
Para alguns casais, realizar alguma tarefa doméstica juntos pode criar um excelente ambiente para a comunicação. Essa cooperação pode promover um senso de partilhar, à medida que concede tempo para a comunicação salutar. Para outros casais, passar algum tempo juntos, a sós, sem fazer nada é melhor e mais propício à comunicação salutar.
É fundamental também a maneira em que algo é dito. Esforce-se para ser gentil no tom da voz e nas palavras que usar. A Bíblia diz que “declarações afáveis são um favo de mel, doces para a alma e uma cura para os ossos”.
O marido e a esposa precisam ser ‘amigos confidentes’, tendo um relacionamento cordial e íntimo.
Embora no início comunicar-se exija muito esforço, empenhem-se por isso. Depois de um tempo o relacionamento se tornará mais fácil, resultando em compreensão mútua duradoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário