quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

OS DEVERES DO MARIDO CRISTÃO E DA ESPOSA CRISTÃ - versículos bíblicos




OS DEVERES DO MARIDO CRISTÃO

Encontramos na literatura Paulina farto material. Pois seus escritos respondiam problemas pastorais que envolviam a comunidade e os casais convertidos ao cristianismo. A leitura de Efésio 5, 22-33 , apresenta uma espécie de Moral conjugal doméstica de Paulo aos cristãos da comunidade de Éfeso. Maridos e esposas têm seus deveres e direitos dentro de um relacionamento conjugal. Ser bem casado é uma bênção divina.

QUE TIPO DE AMOR DEUS PEDE AOS MARIDOS:
 
Paulo exorta ao marido amar a esposa (Ef 5,25-29; Cl 3,19),


“E vós maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. (Ef 5,25) Bíblia de Jerusalém.

Do mesmo modo que Cristo trata o homem, com amor misericordioso o marido deve tratar a sua esposa. Deus não quer que exista apenas a autoridade do marido para governar e dirigir a casa, mas pede ao marido à responsabilidade de amar. 

O AMOR DO MARIDO PARA COM A ESPOSA DEVE SER:


1.      Amor incondicional (1 Jo 4,19) – amar primeiro;

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19

2. Amor voluntário (Gl 2,20) – se entregar para a esposa ;

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

3. Amor sacrifical (Jo 15,13) – dar a vida pela esposa.

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13

FORMAS QUE DEMONSTRAM O AMOR DO MARIDO:

1. Cuida da vida espiritual dos dois: oram e leem a Biblia juntos
(Mt 18,19 = Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.)
2. Se preocupa com o lazer e descanso
(Ct 7, 11-12 = Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias. Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores.)
3. Trabalha para sustentar a família
  • 1Ts 4, 11-12 = E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.;
  • 2Tes 3, 10-12 = Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
4. Busca uma vida feliz
  • (1Cor 7,33 = Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.)
5. Conhece as características da esposa
  • (1Pe 3,7 = Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.)
6. Valoriza a esposa acima de todos
  • (Mc 10,8 = E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.)
7. Elogia a esposa
  • (Pv 31,28-29 = Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!) 

 OS DEVERES DA ESPOSA CRISTÃ

Assim como o marido cristão tem deveres, encontramos na literatura paulina e na Bíblia muitas indicações que falam dos deveres das esposas. Vamos colocar em forma reduzida alguns aspectos: Temos como ponto de partida a leitura de Efésios 5,22-33.

UMA ESPOSA EXEMPLAR BUSCA INCESSANTEMENTE:

1. Respeitar o marido
(Ef 5,33b = e a mulher reverencie o marido). A esposa deve mostrar respeito pelo marido como líder na relação, assim como a Igreja respeita Jesus como seu líder; Ef 5,24 = De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos).
2. Ser igual ao esposo assim como Cristo é igual à Igreja
(Gl 3,28; 1Pe 3,7),
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gl 3:28)

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. (1 Pe 3:7)
Ser igual não significa ser inferior ao homem, ou submissa ao homem ou que a mulher tem menos valor dentro da família, mas sim que, dentro do lar, o marido e a esposa são colaboradores de Deus e da obra de salvação. A esposa deve falar do marido de forma respeitosa, principalmente diante dos filhos e de outras pessoas. Não como Abigail, que apesar de livrar a pele de seu esposo Nabal, falou de maneira desrespeitosa acerca dele 
(1Sm 25,25 = Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste).

3. Ser uma auxiliar do marido

(Gn 2,18). Esta é a finalidade pela qual a mulher foi criada (1 Co 11,8-9).
  •  E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gn 2:18)
  •  Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. (1 Co 11:8-9)
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Gênesis 2:18
Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para a esposa. Ela deve estar ao lado (não é abaixo nem acima) do marido. Para que isso se torne uma realidade em nossa vida, é necessário que haja uma dose de desprendimento, carinho, renúncia e acima de tudo muito amor.

COMO A MULHER AUXILIA O MARIDO:


1.      No sentido afetivo: Se entrega ao marido com amor e inteireza de coração.
2.      No sentido social: contribui para conservar a imagem do seu marido na sociedade.
3.      No sentido profissional: dá ao marido o apoio para superar as crises de maneira positiva.
4.      No sentido espiritual: ora junto com o marido e estimula a sua fé.
5.      A mulher toma conta da casa (Tt 2,4-5; 1 Tm 5,14; Pv 14,1).
-  Não é uma proibição ao trabalho feminino, mas uma indicação da sua responsabilidade quanto à boa ordem da casa. É ela que tem a responsabilidade de gerenciar sua casa (1 Tm 5,14-15).

=  Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. (Tito 2:4-5)

-  As esposas devem ser prudentes, sensatas, tendo como prioridade satisfazer as necessidades de sua família (Tt 2,5).

=  A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. (Tito 2:5)

-  A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar, mas isso não impede que o marido a ajude com as tarefas, já que ela contribui em auxiliar nas despesas da família.
= Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. (Pv 14:1)

6.      A esposa é responsável na educação dos filhos (1 Tm 2,15)

=  Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. (1 Tm 2:15)



FONTE:
http://www.abiblia.org/


13 comentários:

  1. tem alguns textos fora de contexto , mas em sua maioria está bom

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casamento é aliança e exige compromisso de mutualidade, um cuida do outro. E não vejo isso na proposta de casas separadas, salvo em situações muito especiais, como é o caso quando um mora em outra cidade em virtude do trabalho ou estudos. Morar separados passa a mensagem de individualismo e a Bíblia fala em I Co 11.11, “o marido não vive independente da esposa e nem a esposa vive independente do marido.”. Quando se vive independente não se pode ou não se consegue atender os objetivos de Deus para o casamento que a construção de uma família sagrada, com filhos para Deus. Quem vive separado não dá testemunho do amor conjugal comparado ao amor de Cristo para com sua noiva, a Igreja.

      Excluir
  3. Deus abençoe conteúdo muito edificantes a igreja tem que acorda e começa coloca a Casa em ordem para pode falar temos que ser exemplo

    ResponderExcluir