domingo, 24 de fevereiro de 2019

As cinco prioridades da vida segundo a Bíblia




Em nossa vida temos algumas prioridades, estas prioridades as vezes são invertidas ou são ignoradas. Por isso é muito importante saber quais devem ser as nossas prioridades em nossa vida, afinal de contas temos uma única vida, e precisamos vivê-la da maior forma possível, e só conseguiremos viver estas prioridades, quando passarmos a conhecer quais são estas prioridades a luz da Bíblia, então vamos lá, conhecer estas prioridades:

1° DEUS - Gênesis 1.1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
Deus é nossa prioridade maior, não existe outra prioridade em nossa vida, maior do que Deus, quando nós deixamos Deus em segundo plano, nós não termos nenhuma condição de viver a vida corretamente, em Gênesis diz que Deus criou o céu e a terra, isto significa que Deus é base de tudo, pois todas as coisas foram criadas por Ele. Todas as outras prioridades da vida, foram criados por Deus, portanto Deus precisa ser o centro de tudo, Ele precisa ser nossa principal prioridade. Mas como podemos dar prioridades para Deus? Damos prioridade para Deus, quando tudo o que temos ou fazemos não prejudique a nossa comunhão com Deus, quando as outras coisas prejudicam nossa comunhão com Deus, deixamos de priorizá-lo, um exemplo disso: Gênesis 2.16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Obedecer a Deus em todos os sentidos e área de nossa vida, é priorizá-lo, jamais podemos interromper nossa comunhão com Deus, nossos esforços devem serem todos aplicados em agradá-lo e priorizá-lo.
Um dia Jesus foi interrogado qual seria o maior mandamento: Mateus 22.36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.38 Este é o primeiro e grande mandamento. Ao responder esta pergunta, Jesus estava dizendo Deus é a maior prioridade.

2° ESPOSA/ESPOSO - Gênesis 2.18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Talvez você venha dizer que a família é a segunda prioridade na vida, mas uma coisa nós precisamos lembrar que uma família começa numa união entre o homem e a mulher, tornando esta união os dois em uma só carne. Gênesis 2. 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. Toda família começa entre a união de um homem e uma mulher, e no fim da família, pela lógica termina com a morte de um dos cônjuges, ou dos dois. Analisemos os filhos embora fazem parte da família, eles não podem vir no mesmo nível do Pai e da Mãe, pois um dia eles deixarão a companhia dos pais, e irão formar outra família. Portanto dentro da família a prioridade deve ser o Esposo e a Esposa, os filhos vem logo em sequência.
A mulher prioriza o Esposo quando ela está submissa ao marido Efésios 5.22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Precisamos entender o que é estar submissa ao marido. O marido tem uma missão no lar, todo marido é o sacerdote no lar, como sacerdote o marido tem a responsabilidade de cuidar materialmente e espiritualmente do seu lar e da sua família, a mulher tem o dever de auxilia-lo e jamais tirar a autoridade de seu marido, por outro lado o marido precisa cumprir com sua missão dentro do lar e da família.
O homem prioriza a Esposa quando ele a ama, a ponto de dar a sua própria vida por ela (esposa). Efésios 5. 25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Quando o marido ama e prioriza sua esposa, ele faz de tudo para suprir as necessidades de sua esposa, seja na área emocional, material, ou espiritual. Quem ama faz o possível para agradar, todo marido precisa priorizar sua esposa, antes mesmo de seus filhos.

3° FILHOS - Gênesis 1.28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;
Depois de dar a atenção devida ao cônjuge, agora a próxima prioridade na vida são os filhos, tudo que se faz em benefício da família, deve ser feito primeiro em benefício do cônjuge e dos filhos. Os pais têm grande responsabilidade na educação de seus filhos, seja na área social, ou na área religiosa; os pais têm a responsabilidade de ensinar vos filhos a serem bons cidadãos da terra, e bons cidadãos dos céus.

4° TRABALHO - Gênesis 2.19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
O trabalho não é uma punição, pelo contrário o trabalho é uma bênção. É através do trabalho que tiramos a provisão para nossa família, e para nossa vida secular. Deus antes mesmo da queda do homem, tinha constituído o trabalho para o homem. Somente depois da queda, que o trabalho do homem se tornou mais difícil. Gênesis 3. 17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Deus jamais amaldiçoou o trabalho, a terra sim se tornou maldita por causa do homem, tornando seu trabalho mais difícil, porém o trabalho continua sendo uma bênção sobre nossas vidas. É através dele que encontramos uma das formas de priorizarmos nossa família, é através dele que podemos dar conforto e dignidade para nós e para nossa família.

5° IGREJA - Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Só depois de colocarmos a Deus em primeiro lugar, o cônjuge em segundo, os filhos em terceiro, e o trabalho em quarto, é que vem em quinto lugar a igreja. É importante nós não mudarmos as ordens. Muitas famílias vem sendo desestruturadas por não saberem seguir esta ordem de prioridades na vida. Ao fazerem uma pesquisa em uma penitenciária, encontraram lá muitos nomes bíblicos, ao interrogarem estas pessoas, descobriram que a maioria deles tem pais cristãos, que embora estes pais fossem verdadeiros cristãos, seus filhos estavam ali presos, eram pais dedicados à Palavra de Deus e ao Evangelho, mas seus filhos foram, por um momento esquecidos, e não receberam a atenção devida.

Será a igreja, a causadora de tudo isto? De jeito nenhum a igreja tem um papel muito importante na sociedade. Não haveria vida social sem a presença da igreja. O que acontece é que as prioridades às vezes são invertidas. Ninguém deve deixar de ir para a igreja ou realizar as obras de Deus, mas nossa família, e nosso trabalho, devem ser disciplinados para servir a Deus, e a igreja. Quando  +nossa família ou trabalho, não pode ser colocado como impedimento para servimos a igreja, mas tudo deve ser feito com ordem e planejamento.


http://www.artigosgospel.net/2016/02/as-cinco-prioridades-da-vida-segundo.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário