quinta-feira, 17 de setembro de 2015

As bases do casamento cristão



As bases do casamento cristão estão fundamentadas em uma série de fatores essenciais, mas o principal deles é o amor, amor a Deus e ao cônjuge, pois o casamento é uma ideia de Deus e foi criado para que homem e mulher simbolicamente unidos tornem-se uma só carne. Esta é uma união especial tratada com seriedade na bíblia. O objetivo é mais do que companheirismo, é unidade.

Outros fatores também são fundamentalmente importantes e necessitam fazer parte do casamento, mesmo um casal que não seja cristão, mas que deseja ter um casamento firme e feliz, precisa estar atento a estes princípios pois eles foram criados pelo criador do casamento e tem como objetivo a felicidade do casal.

As Bases do Casamento Cristão:

Genesis 2:18-24

Base do casamento cristão: Os princípios práticos do amor – Cristo e a Igreja

O casamento está baseado nos princípios práticos do amor, não apenas em sentimentos. O amor deve ser demonstrado dia a dia em atitudes, não apenas em palavras, pois são as atitudes cotidianas que construirão uma união sólida.
Os dois devem se submeter e submeter não significa subjugar, mas caminhar debaixo da mesma missão. A esposa ao marido e o marido a Cristo. O marido precisa deixar de lado seus próprios interesses para cuidar da esposa. Um tem que se preocupar com a felicidade do outro. Não se deve perder a personalidade nem se anular para agradar ao outro, mas cuidar do outro como a si mesmo.
Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.Porque também Cristo não agradou a si mesmo. Romanos 15:2-3
O modelo de casamento que a bíblia nos ensina é a exemplo de Cristo e sua igreja. Cristo, o noivo, cuida da igreja como a si próprio, ama, sacrifica-se por ela e a igreja, a noiva, respeita, ama e reconhece sua qualidade de líder, cabeça da família e está unida a Ele em um mesmo propósito.
O casamento é um símbolo vivo de Cristo e a igreja.
O homem é o cabeça. Assim como Cristo serviu aos discípulos a ponto de lavar-lhe os pés, sem tirar vantagens de sua liderança. E a esposa prudente não tenta minar a liderança do marido. A falta deste princípio leva a desunião.
Efésios 5:21-33

Base do casamento cristão: Compromisso

O compromisso é essencial para um casamento bem sucedido. Embora homem e mulher tenham sido criados interdependentes e executem papéis diferentes no casamento, eles são iguais diante de Deus e devem viver em unidade, sendo comprometidos um com o outro e com Deus e compartilhando o amor mútuo.
Genesis 24:58-60
Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Romanos 15:5
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16
 
Base do casamento cristão: Romance

O amor precisa estar baseado em atitudes e não apenas em sentimentos e por isso o romance é tão importante, marido e mulher precisam fazer coisas especiais um para o outro, é importante que tenham momentos a sós, se o casal não ficar atento a esta base corre o risco de ter o seu tempo tomado pelas demais responsabilidades da vida em detrimento do relacionamento.
Genesis 29:10-11
O casamento proporciona momentos de imensa felicidade.
Jeremias 7:34

Base do casamento cristão: Relacionamento com Deus

O casamento segundo a vontade de Deus não é consolidado pela simples vontade humana, mas é alcançado somente quando Deus faz parte do relacionamento, pois é Ele que nos ajudará a alcançar a plenitude no casamento cristão.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10
A palavra de Deus também nos ensina que o casamento cria o melhor ambiente para a educação dos filhos e que o nosso relacionamento com Deus também é a base para a criação dos filhos. Em Malaquias 2, a bíblia demonstra que os homens que corrompiam os princípios, as bases do casamento cristão, corrompiam seu propósito de criar filhos tementes a Deus e que o amassem porque ignoravam os votos do casamento e eram infiéis as esposas.
Malaquias 2:14-15
O casamento ilustra o nosso relacionamento com Deus, se o casamento vai mal, o nosso relacionamento com Deus não pode estar bem. O lar cristão precisa ser a continuação da igreja.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8
A base do nosso relacionamento com Deus é a oração, sendo assim a oração precisa estar presente no casamento, o casal precisa ter momentos juntos de oração e na sua comunhão com Deus, individualmente, é fundamental cobrirmos a vida do nosso cônjuge de oração, até mesmo naquelas horas em que nos sentimos magoados, ao invés de reclamar com seu cônjuge, reclame com Deus, pois aquilo que o ser humano não pode resolver, Deus pode. A oração é a chave para trazer a mudança que você não pode fazer no seu cônjuge. Seja perseverante e mantenha a via da comunicação sempre aberta, tanto com Deus quanto com seu marido ou esposa.

Base do casamento cristão: Fidelidade

A infidelidade quebra o vínculo da confiança, que é a base de todos os relacionamentos. A fidelidade é indispensável ao casamento, a infidelidade tem efeitos graves no relacionamento, tanto emocionais quanto espirituais e sociais. A relação sexual envolve mais do que uma experiência física, envolve uma comunhão de vida. A fidelidade é fator fundamental para manter as bases do casamento cristão e o alicerce do lar.

Se este princípio foi quebrado, primeiro deve-se buscar perdoar, reconciliar e tentar restaurar o relacionamento, ao invés de ter como primeira motivação terminar o casamento, mas para que o casamento seja restaurado é necessário o total comprometimento e transparência de ambas as partes.
Mateus 5:32
O casamento é bom e honroso e a bíblia nos deixa claro que ele é permanente e que, segundo a palavra de Deus, o correto é que apenas a morte dissolva o casamento.
Mateus 19:4-6
Romanos 7:2-6
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula. Hebreus 13:4
Embora o mundo distorça as bases do casamento cristão e os seus princípios tentando estabelecer novos padrões, como se o casamento fosse algo fora de moda ou descartável, o casamento baseado na palavra e na vontade de Deus é o caminho para a plena felicidade para o casal. Deus sela o casamento com a aliança, fortalecendo os votos de fidelidade e compromisso e torna-se testemunha e sentinela do matrimônio, tanto para benção como para julgamento. O mundo prega apenas o prazer e a busca pela felicidade unilateral, enquanto o princípio espiritual do casamento é a felicidade mútua.

Base do casamento cristão: Sacrifício

As pessoas se sacrificam pelo seu emprego, sua carreira profissional, se sacrificam pelos filhos, pelos sonhos, mas, muitas vezes, não querem se sacrificar pelo seu casamento, para mantê-lo segundo a vontade de Deus e o descartam como se nada fosse. Se o casal fundamentar o seu casamento seguindo cada uma das bases do casamento cristão, o “sacrifício” pode tornar-se algo agradável, pois será feito por um bem maior. O dever do marido e da esposa é fazer um ao outro feliz, ter a felicidade do outro como primordial. Quando um casamento segue esses princípios e baseia-se nessas verdades, isso não é algo pesado, não é uma obrigação, mas um prazer, pois tornar o nosso cônjuge feliz nos torna ainda mais felizes.
 

FONTE:
http://www.orelacionamentocristao.com.br/as-bases-do-casamento-cristao/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário