segunda-feira, 20 de março de 2017

‘Cama compartilhada tem forte representação para as crianças’


Imagem relacionada

Autor de literatura infantil acredita que ato de compartilhar cama pode ajudar criança a se sentir mais segura emocionalmente. 

Qual criança não gosta de dormir na cama dos pais? A maioria dos pequenos com certeza já escapou do seu quarto durante a noite e foi para o meio do aconchego do papai e da mamãe. 

Justamente por ser uma prática tão comum na infância, a cama compartilhada causa dúvidas em muitos pais em relação a seus possíveis benefícios ou problemas para a criança. Até que idade se deve deixar a criança dormir entre os pais? Compartilhar a cama com os filhos causa alguma dependência? Afinal, o que tem de tão especial na cama do papai e da mamãe? 

Em entrevista para a Rádio CBN, o autor de literatura infantil Ilan Brenman diz que a cama dos pais tem uma representação muito forte para as crianças por significar afeto, segurança e o “estar junto”. 

Ilan, que também é psicólogo e doutor em Educação, explica que, para as crianças, não é fácil ter que ficar em um quarto sozinha, pois isso pode representar para elas uma solidão. Neste caso, segundo ele, a cama dos pais é vista como a solução e proteção pelos pequenos. 

Cama compartilhada é tema de dúvidas em relação a possíveis benefícios ou problemas para a criança. 

O autor comenta que a separação de quartos é um costume da sociedade moderna, já que por milênios adultos e crianças compartilhavam o mesmo ambiente para dormir. A necessidade de separação, para ele, surgiu com a questão da privacidade e intimidade, com uma divisão entre o mundo infantil e adulto. 

Ilan relata que, apesar de muitos livros indicarem que não se deve compartilhar cama com filhos, ele acredita não haver problema e que os pais até podem sentir saudade desta fase. “Dividir a cama com os filhos gera boas lembranças. Sempre com bom senso, desde que não se torne algo viciante para a criança”, diz. 

Em relação a autonomia, o escritor acredita que o ato de compartilhar cama entre pais e filhos pode ajudar a criança a se sentir mais segura emocionalmente para lidar com o mundo. 

Ilan ainda dá dicas de como se criar um ambiente propício para ajudar a criança a gostar de dormir sozinha em seu quarto. Para o escritor, ler histórias para os filhos todas as noites ajuda na fase de transição e adaptação, pois é um momento que traz tranquilidade. “A criança fecha os olhos e continua no mundo do sonho, da imaginação”, conclui. 

Dividir a cama com os pais pode significar segurança para a criança.


FONTE:
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/cuidar/indicacao/cama-compartilhada/


Nenhum comentário:

Postar um comentário