segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A pessoa que comete adultério, deve confessar o seu pecado para o parceiro?



Escrever sobre esse assunto é extremamente delicado, tendo em vista a quantidade de pessoas envolvidas e a responsabilidade em opinar sobre algo de tão grande importância. Em dias onde a igreja tem se mostrado quebrada em termos de relacionamento, notícias e pesquisas de adultérios dentro da igreja cresceram assustadoramente, e o tema passou a ter uma procura relevante.

1 . Primeiro, eu quero deixar claro que o adultério é muito grave; é um pecado com consequências severas. Ele provoca graves danos para o culpado , o cônjuge , a família, a igreja e a comunidade. Até mesmo o mundo secular vê o adultério como errado. Um caso nos Estados Unidos de um candidato presidencial, teve suas chances reduzidas a pó, apenas com base no escândalo de uma ” suposta ” infidelidade conjugal.

No entanto , o adultério acontece algumas vezes, e depois? A vida para? Os adúlteros serão banidos da sociedade , sem chance de redenção? É a falta da confissão de um pecado que impossibilita tratamento e reconciliação através de Cristo?

Para responder de forma simples a essas perguntas é necessário ter em mente que a pessoa envolvida precisa ser tratada, simplesmente confessar será equivalente a um anúncio público do ato. Alguém comentará, outro fará fofoca e em seguida a fofoca se espalha como fogo. A fofoca em si torna-se pecado.

2 . Para ter efeito , a confissão precisa ser parte de um processo de tratamento. O significado do propósito e do processo de confissão pode começar com João, que escreveu: ”Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9 ; . Cf Sl 103) .

Podemos acrescentar a confissão de Davi, que se envolveu tanto em adultério como também em assassinato , “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” – Salmos 32:5

Davi nos dá mais conhecimento em outro texto, ”Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.“ (Salmo 51:1-4 ) .

A partir desses dados , nós aprendemos que a confissão de Davi foi diretamente a Deus. O conteúdo da confissão de Davi era a de reconhecer honestamente , admitir , e assumir a responsabilidade completa pelo seu pecado. Ele não culpou ninguém, mas apenas si mesmo. Seu apelo era bondade e compaixão de Deus. O pedido de Davi era para perdão e purificação do pecado. Com base nesta confissão, Deus perdoou Davi.

Em outro lugar, Davi ensina : “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.” (Salmo 103 : 10 , 12 ) . Seria bom ler (e até memorizar), todo o Salmo 103. Este salmo explica em mais detalhes o que significa perdão.

João explica-nos mais a fundo como um Deus justo e santo pode perdoar o pecado. Em outras palavras, em que base Ele pode perdoar e purificar-nos de nossos pecados. João escreveu: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1 João 2:1, 2).

Em outras palavras, Deus pode nos perdoar , porque Cristo satisfez toda a pena e culpa de todos os nossos pecados de todos os tempos (Cf. Hebreus 10:10-14 ). Cristo tomou toda a punição devido o nosso pecado , e Deus está satisfeito com a obra de Cristo na cruz.

3 . Parte da restauração lida com a atitude de coração em direção a Deus , e o estilo de vida ou comportamento. O provérbio : ”O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.” (Provérbios 28:13 , 14).

Isso significa que o oposto da confissão é esconder ou tentar esconder de Deus – como Adão e Eva fizeram. É endurecer o nosso coração para Deus, e excluí-lo de nossas vidas. Assim, em caso de adultério , precisamos não só de confessar como Davi, mas também se afastar imediatamente do pecado. Nossa condição de coração e estilo de vida diante de Deus no presente é o que importa para Ele. Confissão e abandono é um processo constante e diário. Somos todos pecadores por natureza , e devemos cuidadosamente cultivar uma relação de coração aberto e obediência para com Deus através de Cristo .
4. Se meu corpo pertence ao meu cônjuge eu não quebrei a aliança? De acordo com Davi, seu adultério ( pecado ) foi contra Deus. Certamente, o adultério é uma quebra de confiança que provavelmente irá afetar o casamento, mas o pecado é algo que fazemos contra Deus.

Mais uma vez, para repetir, Davi disse: ”Contra ti, contra ti somente , pequei , e fiz o que é mal à tua vista .”

Para não concentrarmos somente em Davi, podemos utilizar Jesus Cristo que em diversas vezes afirmou: “Seus pecados estão perdoados.”

Fica claro que apenas Deus tem o poder de perdoar pecados.

Há uma outra suposição problemática no argumento em questão: “o meu corpo pertence ao cônjuge“. O que significa ”pertencer“? Existem dois versículos que podem ser usados ​​para exemplificar o contexto do versículo.

A primeira seria a injunção de Paulo: ”Assim também os maridos devem amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos” (Efésios 5:28) . No entanto, Paulo criou uma metáfora ou figura de linguagem para ilustrar o grau de amor que precisamos ter para com a esposa. Ele não menciona qualquer tipo de propriedade.

O outro versículo seria: ”A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido ; e da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher ” (1 Coríntios 07:04 ) . O contexto aqui é claramente quanto a relações sexuais . Paulo está dizendo para não punir ou privar o cônjuge do sexo.

Eu não consigo ver a lógica, lendo esses versos e ter a ideia de que existe algum tipo obrigação em confessar atos de adultério um para o outro.

5 . Outra coisa que se deve considerar é que esse tipo de pecado geralmente traz uma enorme quantidade de culpa, porque somos culpados! Às vezes, a necessidade de confessar vem de um desejo de encontrar alívio para o fardo da culpa. Confessar pode dar um certo grau de alívio, mesmo que momentaneamente . No entanto, pense em como a verdade iria devastar o seu cônjuge!

Como se trata de um assunto delicado, vamos dividir o artigo em 2 partes.



https://bibliacomentada.com.br/index.php/pessoa-que-comete-adulterio-deve-confessar-o-seu-pecado-para-o-parceiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário