
http://www.sercristao.org/wp-content/uploads/2017/01/machismo-final.jpg
Por João Fonseca
Não! Independentemente de onde você retirou tal afirmação, ouvindo ou mesmo lendo, a Bíblia não ensina o homem a ser machista. Muita coisa que é dita, ou escrita em determinados sites, não consta na Bíblia, e quando consta, geralmente sofreu uma interpretação fora de contexto. E texto fora de contexto, vira pretexto para justificar pecados ou interesses de alguém!
A mulher foi criada da costela de Adão, para que fizesse companhia a ele, para ser sua cooperadora, e não para desempenhar a função de submissão (Gn 2.18). Ah! Mas a bíblia diz em diversos versículos que a mulher deve ser submissa ao seu marido e que ela não possui poder sobre o próprio corpo.
Desde a sua criação, em Gênesis, vemos a mulher sendo usada por Deus como merecedora de todo nosso respeito e tendo reconhecida sua autoridade. No entanto, a mulher sempre foi tratada como um sexo mais frágil.
Maria, mãe de Cristo, Isabel, mãe de João Batista, entre outras, como Sara, esposa de Abraão, Rute, Raquel e Ester, todas eram amadas e respeitadas por seus maridos e cumpriam um papel importante e direto na vinda de Cristo. Sem elas, não estaríamos onde estamos quer seja em Cristo ou em corpo. As primeiras testemunhas de Cristo ressuscitado foram mulheres, e se levarmos em consideração estudos Teológicos, vemos ainda que naquela época a mulher não tinha opinião válida frente às autoridades governantes. Uma mulher jamais poderia ser testemunha de algo. Jesus, então, ensinou-nos que a mulher fosse respeitada em sua palavra.
Pois bem, Sim! A Bíblia realmente nos diz nas epístolas de Pedro, Timóteo e Paulo que a mulher deve ser submissa, estar sujeita, ao próprio marido. Mas também diz que o homem deve fazer o mesmo. Vejamos:
Em 1ª Coríntios, capítulo 7, versículo de número 4, Paulo nos diz que a mulher não tem poder sobre o próprio corpo, mas tem-no o marido; se eu encerrasse a observação por aqui, utilizando apenas um versículo, um texto fora de contexto, por certo, teria um ótimo argumento contra o machismo. Bastaria criar uma arte e jogar nas redes sociais, no ringue sangrento, para que os cães a julguem raivosamente. Estes, sequer leem a Bíblia e quando a leem, não a entendem e assim é necessário que seja (Lucas 8 )Porém, o ensinamento continua:
Também o marido não possui poder sobre o seu próprio corpo, tem-no a esposa (1ª CO 7.4). A sujeição proposta na carta à Timóteo, no segundo Capítulo, versículo 11, trata sobre os estudos na Igreja. A mulher deveria ficar em silêncio, pois era um problema existente na Igreja de Timóteo, onde as mulheres entravam em contendas sobre ensinar ou não as coisas de Cristo e qual seu papel na igreja. O cristianismo estava em sua fase inicial e havia muitas questões sendo levantadas.
Na epístola aos Coríntios, em 14.26, Paulo fala sobre a necessidade de ordem no culto. Não há como interpretar a passagem de Timóteo diferentemente da passagem encontrada em Coríntios, sem juntá-las, pois, o autor de ambas pistolas é o mesmo, Paulo, apóstolo de Cristo. Ele continua a admoestação dizendo que as mulheres deveriam se vestir em trajes honestos e modestos, sem escândalo (sem sensualizar o corpo) Tm 2. Lembramos que na Igreja a que a carta se refere, algumas mulheres estavam vestindo-se de forma inapropriada para um culto. (Farei um estudo sobre a vestimenta da mulher posteriormente).
Para finalizar, Pedro nos diz a mesma coisa, o que vale para a mulher, vale para o homem (1a Pe 3)...
Nas recomendações aos Bispos e pastores, é nos ensinado que o homem que se propõe a ensinar o evangelho, deve amar a sua esposa, ser marido de uma só esposa e precisa tratar bem a sua própria família, pois, como pode ele, não cuidando da sua casa, e da sua família, cuidar das coisas do Senhor? Certamente, qualquer que ensina diferente disto, não está de acordo com a Palavra Sagrada. Mais uma vez o autor aqui é Paulo.
No capítulo 3, versículos 18 e 19 da carta aos Colossenses, Paulo, o mesmo autor das epístolas citadas anteriormente, nos diz o seguinte:
“Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém ao Senhor. ” Aqui, ‘como convém ao Senhor’, diz respeito aos mandamentos, a frutificar no espírito (Gálatas 5) e não sugere ordenamento de Deus para que a mulher seja maltratada pelo marido, pelo pai ou qualquer outro homem. Pois, “Vós, maridos, amai a vossa mulher e nãos vos irritei com ela. ”
O mandamento maior é para que amemos uns aos outros como Cristo nos amou, sem acepção de pessoas. A bíblia nos diz que devemos fazer tudo em honra de Cristo, que sua palavra deve habitar em nós. Assim, a questão é respondia de forma simples: a honra de Cristo está no amor e no respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário