terça-feira, 12 de junho de 2018

10 Coisas que Você deve Saber sobre o Homem e a Mulher


 Imagem relacionada
  
1. Homem e mulher foram criados por desígnio divino
Segundo o relato da criação, Deus criou homem e mulher (Gênesis 1:26-28). Masculinidade e feminilidade são criacionais, não contratuais. Elas são divinamente instituídas e não socialmente definidas. Assim, nossa identidade de gênero não pode simplesmente ser renegociada da maneira pela qual refinanciamos uma hipoteca ou reagendamos um compromisso. Deus nos criou como homens e mulheres.

2. Homem e mulher foram criados à imagem de Deus
O desígnio binário de gênero da humanidade como homem e mulher reflete de algum modo misterioso a natureza de Deus. Ao compartilhar uma humanidade comum, homem e mulher são únicos e complementares, e não idênticos. Essa complementaridade, por sua vez, reflete uma faceta da própria natureza de Deus: Ele também é uma unidade dentro da diversidade (três em um, igual em pessoa, diferente em papel). Essa unidade na diversidade é maravilhosamente refletida no casamento humano, onde os dois se tornam uma só carne (Gênesis 2:24-25).

3. O homem foi criado primeiro e recebeu a responsabilidade de liderar
A Escritura ensina que o homem foi criado primeiro por um ato divino direto de criação e recebeu a responsabilidade de liderar. Posteriormente, a mulher foi criada por Deus do homem (Gênesis 2:5-9) e para o homem (Gênesis 2:18-20). Ele deve dominar a terra e recebe o nome de “Adão”, que também serve como o nome de toda a raça humana. Deus chama o homem para prestar contas e o responsabiliza pela queda.

4. Homem e mulher são parceiros no exercício do domínio sobre a criação de Deus
Homem e mulher recebem, em conjunto, a ordem de Deus para multiplicar, encher a terra e dominá-la. Deus cria os dois como parceiros genuínos, e essa parceria envolve a liderança do homem, o apoio e participação da mulher, de tal forma que os dois trabalhem em conjunto, com complementaridade. Esta parceria pode ser totalmente refletida hoje, onde os homens exercem liderança piedosa sem dominação e encorajam a participação fundamental das mulheres dentro dos limites bíblicos.

5. Quem somos como homens e mulheres define o núcleo de nossa existência, não apenas o âmbito
Tendo sido criados homens e mulheres, somos maridos e esposas, pais e mães, filhos e filhas, irmãos e irmãs. Portanto, a maneira pela qual vivemos nossas vidas é dentro e através de nossas identidades de gênero divinamente criadas. Essas identidades de gênero, por sua vez, não são apenas superficiais, mas profundas, afetando quem somos como pessoas, membros da família, membros da igreja e cidadãos. Enquanto o evangelho se estende a todos nós, não deixamos de existir como homens e mulheres.

6. A queda distorceu, corrompeu e confundiu quem somos como homens e mulheres
Homens e mulheres devem viver a diversidade de gênero na unidade. A queda destruiu essa perspectiva. A dominação masculina e / ou feminina são alguns dos extremos resultantes das relações de gênero fragmentadas. Somente aqueles redimidos em Cristo podem esperar recuperar e viver o desígnio pretendido por Deus. Devemos lembrar que o problema final é o pecado, não um projeto de gênero defeituoso ou a corrupção de um original perfeito. Dito isto, mesmo em seu estado decaído, a humanidade ainda expressa laivos do propósito divino.

7. O desígnio de Deus é o melhor
O projeto de Deus da humanidade com homem e mulher não pode ser melhorado! Os caminhos de Deus são muito superiores aos nossos. O plano de Deus para o homem e a mulher – manifesto na liderança masculina com a parceria homem-mulher – é uma expressão de sua beleza, sabedoria e bondade. Por meio da fé, e somente da fé, podemos nos apropriar do poder de Deus para viver este projeto individualmente e em relação uns com os outros.

8. O ensino da Bíblia sobre o desígnio de Deus para o homem e a mulher é consistente e coerente
De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia pinta um quadro unificado do que significa ser homem e mulher. O padrão dual de liderança masculina e parceria homem-mulher permeia toda a Escritura: da criação à queda, à redenção em Cristo e à consumação final.

9. Cada geração deve manifestar e ensinar o projeto de Deus para o homem e a mulher das próximas gerações
A vontade de Deus é que os homens liderem suas famílias, que os pais sejam mentores de seus filhos na masculinidade bíblica que honra a Deus, e que as mães ensinem a feminilidade bíblica que honra a Deus às suas filhas. Isso não acontece apenas na família natural, mas também na família de Deus, a igreja (por exemplo, Tito 2), especialmente onde as estruturas familiares são esfaceladas. Como você e eu estamos preparando nossos filhos e filhas para viverem o propósito dado por Deus como homens e mulheres? Como nossas igrejas estão equipando aqueles que não têm modelos?

10. As tendências culturais hodiernas refletem o rompimento da humanidade e a rebelião profundamente enraizada contra o Criador e seu desígnio para homens e mulheres
A cultura atual, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a transexualidade, são apenas sintomas, o resultado da rejeição da humanidade ao seu Criador (Romanos 1). A razão humana autônoma e libertária insiste em seu direito de se definir em oposição e rebelião contra Deus. Infelizmente, essa rebelião radical incorre em julgamento eterno, a menos que as pessoas se voltem para Cristo. Como crentes, pela graça e fé, temos o privilégio de mostrar Deus vivendo seu sábio e belo desígnio diante de um mundo que definha no pecado e precisa desesperadamente de salvação.

Autor: Andreas Kostenberger
Fonte: Crossway
Tradução: Leonardo Dâmaso
Divulgação: Reformados 21

 http://reformados21.com.br/2018/06/08/10-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-o-homem-e-a-mulher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário